top of page
  • Facebook
  • Instagram

Siga-nos nas redes socias

  • Foto do escritorIndexcom Agência

Doenças de Final de Ciclo da Soja

Você Conhece as Doenças de Final do Ciclo da Soja?


As Doenças de Final de Ciclo (DFC) da cultura da soja (Glycine max) são um dos fatores bióticos que limitam a obtenção de altos rendimentos da cultura. Os danos ocasionados por essas doenças podem ocasionar muitas perdas para os amigos produtores.


Crestamento foliar de cercospora - Cercospora kikuchii


Dentre as DFC pode-se citar o crestamento foliar de cercospora (Cercospora kikuchii). Favorecida em condições de clima quente e chuvoso, o fungo pode atacar todas as partes da planta. Os sintomas nas folhas são pontuações escuras, com coloração castanho-avermelhado que se desenvolvem e formam manchas grandes, esse sintoma também é observado nas vagens. Pode ocorrer também a desfolha da soja, que em função da menor área foliar e redução da fotossíntese, acaba diminuindo também a produtividade. Outra consequência dessa doença é a “mancha-púpura” nos grãos de soja.


A mancha-parda - Septoria glycines



A mancha-parda (Septoria glycines) causa a desfolha. Essa doença causa pontuações pardas nas folhas que evoluem para manchas castanhas com centro angular com halo amarelo. Especialmente nesse caso, cabe destacar que o fungo sobrevive após a colheita da cultura, devendo o agricultor adotar de estratégias eficientes de controle da doença.


Ferrugem asiática - Phakopsora pachyrhizi


A ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) não é exclusiva de final de ciclo, mas também em outros momentos. Essa doença é um dos grandes temores atualmente, devido às perdas que essas doenças podem causar, variando de 10% a 90%. Apesar de poder ser diagnosticada em qualquer estádio de desenvolvimento da planta, a sua ocorrência é preferencialmente a partir do fechamento do dossel.


A Antracnose - Colletotrichum truncatum


A Antracnose (Colletotrichum truncatum) é favorecida em regiões de clima quente e úmido. Em outras safras essa doença foi considerada como a segunda mais importante. Ela pode incidir no início da cultura ocasionando a morte das plântulas. Durante o crescimento da cultura, o fungo tende a causar manchas na haste e folhas. Na floração os sintomas podem ser observados nas vagens, que ficam com coloração castanha-escura. As sementes ou grãos, se atacadas pelo fungo, apresentam manchas deprimidas de coloração castanha. O fungo pode sobreviver em restos culturais e sementes.


O oídio - Microsphaera diffusa



O oídio (Microsphaera diffusa) que também ocorre em mais de um momento do ciclo, é favorecido por temperaturas amenas e baixa umidade. Ele pode ocorrer em folhas, vagens e hastes, apresentando inicialmente coloração branca e, com o passar do tempo, coloração castanha-acinzentada. Esta doença, assim como as demais, pode ocasionar a desfolha.


Mancha olho de rã - Cercospora sojina


A mancha olho de rã (Cercospora sojina), ocasionam perdas que podem chegar a 60%. Ela é favorecida pela presença de água nas folhas e temperaturas altas, sendo mais comum na fase de floração da planta. Os sintomas consistem em pequenos pontos escuros que evoluem para lesões marrons, com margem mais escura. Em estágios mais avançados da doença, a face superior das folhas fica com manchas castanho-claras no centro, com bordos castanho-avermelhados. Na face inferior, a região central apresenta coloração cinza. Esse fungo também ataca as sementes, que ficam com coloração acinzentada a marrom. O patógeno sobrevive em restos culturais, podendo ser disseminado por semente.


Cabe destacar que as DFC são na verdade um complexo de doenças, por isso a sua identificação e controle é dificultado. Portanto, o mais indicado é realizar o controle preventivo, a fim de retardar ou evitar ao máximo a sua incidência na cultura da soja.

A utilização de sementes certificadas e tratadas, fazer rotação de culturas, controle químico, com a utilização de fungicidas e monitoramento desses patógenos são algumas medidas que podem ser tomadas para evitar os prejuízos com as Doenças de Final de Ciclo.


Plantimar, Competência no Atendimento e Compromisso com a Produtividade!

Fonte: maissoja


#soja #dfc #doencasdefinaldeciclo #agricultura #dicas #agronegócio #plantimar #curiosidadeagro #agro #maravilha #serraalta #flordosertão #palmitos #sulbrasil #saomigueldooeste


5 visualizações0 comentário
bottom of page