top of page
  • Facebook
  • Instagram

Siga-nos nas redes socias

  • Foto do escritorIndexcom Agência

Equilíbrio dos nutrientes no solo: um dos segredos do sucesso?


Dentre os fatores que afetam a produtividade de uma cultura, podemos citar diversos influenciadores como por exemplo, material genético, práticas de manejo, nível tecnológico da lavoura entre outros. Contudo, há três variáveis indispensáveis que desempenham papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de uma cultura, sendo elas: Nutrição, radiação solar incidente e disponibilidade de água.

A correta orientação das linhas de semeadura pode auxiliar na maximização do uso da radiação por parte das plantas. A disponibilidade de água pode ser controlada por meio do uso de sistemas de irrigação e drenagem, porém, é necessário que se tenham recursos para investir no sistema. No entanto, a nutrição das plantas é um fator que pode ser controlado com maior facilidade, mas necessita de uma série de cuidados na hora da tomada de decisão.

A forma mais facilitada de se trabalhar a nutrição das plantas é por meio da adubação do solo, em especial quando se trata de macronutrientes. As raízes das plantas têm a função primordial de absorver água e nutrientes do solo além de dar sustentação à planta. De modo geral, tendo conhecimento das necessidades nutricionais da cultura a ser implantada e dos teores de nutrientes presentes no solo, é possível realizar as adubações de base e cobertura adequada para suprir a necessidade da cultura e a reposição do sistema.

O primeiro passo é a realização de uma análise química do solo; com base nisso, é possível diagnosticar as quantidades disponíveis de cada nutrientes no solo. Além dos nutrientes, conhecer o tipo de solo, teor de argila e matéria orgânica, são importantes para as práticas de manejo a serem empregadas, visto que a quantidade e tipo de argila pode influenciar na adsorção de alguns nutrientes em função da carga elétrica presente nos coloides do solo e sua relação com os nutrientes.

Cada nutriente apresenta uma particularidade quanto a sua dinâmica de movimento no solo, sendo em sua maioria absorvidos pela planta em formas diferentes as que fornecemos ao solo, passando por transformações na solução do solo para sua absorção pela planta.

Plantimar, Competência no Atendimento e Compromisso com a Produtividade!


Fonte: maissoja


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page