top of page
  • Facebook
  • Instagram

Siga-nos nas redes socias

SELO 21 ANOS
  • Foto do escritorIndexcom Agência

Estresses Abióticos na Soja: Como reduzir danos causados por eventos que não se podem controlar?


São diversos os estresses abióticos pelos quais as lavouras de soja são expostas durante todas as safras, ano após ano, como oscilações bruscas de temperatura, déficit hídrico, deficiência de nutrientes, compactação do solo, entre outros.

Tudo começa com o adequado preparo e correção química do solo. Através das práticas de calagem, gessagem e fosfatagem, o pH e o alumínio do solo são neutralizados, e nutrientes como cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e fósforo (P) são incorporados ao sistema, sendo que o Ca e o S provenientes do gesso atingem camadas mais profundas do solo. Estas operações fornecem ambiente adequado para o desenvolvimento radicular, deste modo, um maior volume de solo é explorado pelas raízes, permitindo que as plantas sofram menos com o déficit hídrico.

O cultivo de plantas de cobertura, com manutenção de palhada sobre a superfície, além de promover a ciclagem de nutrientes, favorecer a infiltração de água, manter a umidade, reduzir a compactação, evitar erosão e incorporar matéria orgânica, também impede que haja grandes oscilações de temperatura no solo, diminuindo a ocorrência de temperaturas muito altas ou muito baixas. Deste modo, o ambiente se torna mais adequado para a germinação das sementes e para o desenvolvimento radicular.

Feito o correto manejo de solo e palhada, a escolha da cultivar adequada também é essencial para cada região de cultivo, levando-se em consideração o grupo de maturação e, em certos casos, dando preferência para cultivares com tolerância à seca.

É muito importante também seguir a janela adequada de semeadura, de modo a evitar condições que alterem o ciclo da cultura, devido a variações no fotoperíodo, e épocas inadequadas de cultivo, devido a ocorrência de veranicos em fases críticas ou chuvas durante a colheita.

A Equipe Técnica da Plantimar está apta para fazer as melhores recomendações para sua lavoura.

Plantimar, Competência no Atendimento e Compromisso com a Produtividade!

Fonte: agroadvance

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page