top of page
  • Facebook
  • Instagram

Siga-nos nas redes socias

  • Foto do escritorIndexcom Agência

Objetivos da rotação de culturas


O principal objetivo dessa técnica de plantio é a conservação e a diminuição da exaustão do solo. Para que isso seja possível, é preciso, além de alternar as culturas, escolher espécies que possuem sistemas radiculares (raízes) diferentes, evitando, assim, a compactação do solo. Essa técnica tem também por objetivo melhorar e manter a fertilidade do solo. Isso ocorre na troca de espécies que apresentam necessidades nutricionais diferentes.

A rotação de culturas é uma técnica que apresenta inúmeros benefícios. O produtor agrícola poderá contar com uma produção diversificada dada a alternância de cultivos. Haverá também, mediante essa alternância, a melhoria das características do solo. Outros pontos positivos são a reposição de matéria orgânica e o consequente aumento da produtividade.

Ao praticar essa técnica, o agricultor também tem como meta diminuir a incidência de pragas, ou seja, na alternância das culturas, quebra-se o ciclo das doenças.

A rotação de culturas é essencial no cenário atual, em que a agricultura moderna ganha espaço a fim de atender de maneira sustentável a demanda mundial de alimentos, visto que essa técnica permite a produção de diferentes tipos de alimentos.

Plantimar, Competência no Atendimento e Compromisso com a Produtividade!


Fonte: embrapa

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page