Considerado uma planta de outono/inverno, o nabo forrageiro (Raphanus sativus) é uma interessante alternativa de cultivo para o vazio outonal, capaz de proporcionar significativas contribuições para o sistema de produção de grãos. Sob condições adequadas de cultivo, o nabo forrageiro pode proporcionar cobertura de até 70% do solo em 60 dias, além de possuir efeito alelopático sobre algumas espécies de plantas daninhas, contribuindo para o manejo e controle delas.
O nabo forrageiro é muito associado à sua capacidade de descompactar o solo em virtude do seu denso e bem desenvolvimento sistema radicular pivotante, atuando como agente biológico na descompactação e ciclando nutrientes do solo. Sendo assim, a planta se adapta bem a solos densos ou compactados.
Embora acumule-os em sua biomassa, após a degradação e mineralização dos resíduos culturais do nabo, esses nutrientes tendem ficar disponíveis no solo para as culturas sucessoras, contribuindo para o melhor crescimento e desenvolvimento vegetal.
Dessa forma, recomenda-se a aquisição de sementes certificadas, com sanidade conhecida e livre de patógenos.
Fale agora mesmo com nossa Equipe Técnica pelos telefones:
📲 (49) 9 9996-2449
📲 (49) 3664-0726
#naboforrageiro #biomassa #coberturadosolo #dicas #plantimar #curiosidadeagro #agro #maravilha #serraalta #flordosertão #palmitos #sulbrasil #saomigueldooeste #cunhaporã
Fonte: maissoja
Kommentare