O cultivo da soja safrinha, também chamada soja de segunda safra, tem como principal objetivo agregar na rentabilidade do produtor rural, com a possibilidade de cultivar duas culturas nobres na mesma safra de verão. Em síntese, considera-se soja safrinha quando a semeadura é realizada após 31 de dezembro, no período em que as plantas de soja estariam se encaminhando para o final do seu ciclo natural de safra.
Em geral, a soja safrinha é semeada após a colheita de uma safra precoce de milho, mas também pode ocorrer em sequência a outra safra de soja. Esse modelo de cultivo requer alguns cuidados específicos em relação a pragas e doenças, principalmente quando se opta pelo cultivo de soja sobre soja. Nesse caso, o cultivo tardio pode enfrentar severos problemas fitossanitários pela maior presença de inóculo de doenças (como ferrugem asiática) e alta pressão de pragas desde o estabelecimento da cultura.
Em meados de março inicia-se a colheita da safra principal de soja. Nesse momento, as pragas presentes na lavoura iniciam um movimento de procura por novas fontes de alimento e abrigos para reprodução, e as áreas de soja safrinha tornam-se o principal alvo dessa migração. Assim, mantém-se a disponibilidade de alimento no campo por um maior período de tempo, favorecendo a multiplicação e ocorrência das pragas de parte aérea, especialmente dos sugadores.
A equipe técnica da Plantimar está à disposição do amigo produtor para a indicação da melhor cultivar e recomendação para sua lavoura de safrinha.
Entre em contato pelos telefones:
📲 (49) 9 9996-2449
📲 (49) 3664-0726
Plantimar, Competência no Atendimento e Compromisso com a Produtividade!
Fonte: maissoja
Comentários