Cada vez mais utilizado pelos agricultores do mundo inteiro, o tratamento de sementes é uma prática que tem gerado ótimos resultados. Essa tecnologia pode impedir a disseminação de fungos causadores de doenças para novas áreas de cultivo e colaborar para o desenvolvimento de plantas vigorosas e sadias.
A maioria das doenças que ocorrem na cultura da soja, por exemplo, são causadas por patógenos transmitidos pelas sementes.
O tratamento de sementes protege a semente desde o contato inicial com o solo até o começo do crescimento das plantas. Assim, sementes que poderiam ser ameaçadas por pragas ou até interferências climáticas, conseguem crescer mais fortes, uniformes e melhor enraizadas.
O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) é um processo que consiste em aplicações desses defensivos de forma automatizada por meio de equipamentos de alta tecnologia. Representa uma verdadeira revolução no manejo da lavoura, trazendo ainda mais qualidade, segurança e conveniência para esse processo.
Na maior parte dos casos, o tratamento de sementes é feito com a associação de fungicida, inseticida e nematicida, mas há também outros produtos que podem ser utilizados, como: • Agentes de proteção a herbicidas; • Corantes; • Inoculantes; • Micronutrientes; • Reguladores de crescimento; • Revestimentos de sementes.
O tratamento de sementes é de extrema importância para o arranque inicial da cultura, assim o TSI é um complemento para facilitar a vida do agricultor e possibilitar maior segurança na hora da semeadura.
Fonte: abrass
Comments